Prémio Nacional de Cultura e Artes 2024, promovido pelo Ministério da Cultura da República de Angola, homenageou destacados artistas, investigadores e especialistas que contribuem para o fortalecimento e preservação da identidade cultural angolana.
Obra premiada na categoria de Música: Dionísio Rocha foi celebrado por sua trajetória musical, que enriquece o repertório cultural angolano e aproxima gerações por meio de suas composições e pesquisa sobre a música nacional.
DIONÍSIO PATROCÍNIO NOGUEIRA DA ROCHA, mais conhecido como DIONÍSIO ROCHA, nasceu em Benguela, Angola, a 26 de agosto de 1945. Iniciou a sua carreira em 1950 sob orientação do músico, compositor, professor de canto e dança e humorista Moisés Mulambo, nas récitas do bairro Benfica, na sua cidade natal, em companhia de Fernando Rá, Timóteo, Paulo Augusto, Ratinha, os Pacavira, os Benchimol e outros mais. Em 1957-58, em Luanda, integrou o Botafogo, onde sob a batuta de Efigénia Mangueira, Aristides Van-Dúnem e Armando Correia de Azevedo participou em actividades ligadas ao teatro, poesia, canto e dança.
Fonte: AUTORES.club