Clotide Fava – “Terras da Água” Museu da Água da EPAL » FTR | UKUMA

«

»

Jan 13

Clotide Fava – “Terras da Água” Museu da Água da EPAL

A colecção “Terras da Água” de Clotilde Fava é, sem dúvida, mais uma surpresa na evolução-transformação da sua obra criadora.

Trata-se de uma nova pintura, que na metamorfose na vida, transporta consigo tudo o que tem sido a sua própria vida. A escultura, a cerâmica, as tapeçarias, a pintura, enfim as artes visuais que pratica, o imaginário da sua infância e naturalmente aquele universo, que a marcaria para sempre ou seja as terras de além-mar onde passou e provavelmente viveu, os tempos mais fascinantes da sua vida.

Angola, Luanda a sua terra de paixão.

Com o rigor técnico da pintura de Belas-Artes, com o exercício da grande composição e o desenho da escultura que exalta formas, volumes, claros e escuros, denuncia na sua arte da figuração, histórias de mulheres e famílias, homens e crianças daquele mundo que recorda histórias do Além-Mar, contadas por poetas e escritores como António Jacinto ou Mário de Andrade, contos de Luandino Vieira, Pepetela e Mendes de Carvalho, ou os cânticos de Liceu Vieira Dias.

Por tudo isto, pelo registo histórico, pela homenagem aquelas gentes, a série ”Terras da Água”, constitui um contributo profundo, para a história das Artes deste grande Continente da Lusitude como referia Teixeira de Pascoaes…

 

Troufa Real Prof Arquitecto