Jul 10

Apresentação de Condolências

A Fundação FTR-Ukuma vem por este meio expressar as sinceras condolências à família enlutada e amigos.

Heloísa Soares
Irmã mais nova do Sebastião Soares da Silva, Fundador e Membro dos Órgãos Directivos da Fundação FTR-Ukuma

Jul 09

Em Memória de David Bernardo “Kinjinji”

Missa do 30.º Dia em Memória de David Bernardo “Kinjinji”

Sexta-feira, dia 10 de Julho, às 18:00h na Basílica dos Mártires, Rua Garret, no Chiado em Lisboa celebrada pelo Pároco Rev. Cónego Armando Duarte.

Troufa Real

Jul 09

Mbanza Kongo, um património em crescimento

A cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, celebra, esta quarta-feira, o 3º aniversário desde a sua elevação a Património da Humanidade.

Fonte: Portal de Angola

Jul 08

58ºAniversário do General Francisco Higino Lopes Carneiro

A Fundação Troufa Real-Ukuma e toda a sua equipa enviam os mais calorosos parabéns ao General Higino Carneiro, neste dia de aniversário, com desejo de boa saúde e vida longa.

Jul 08

Brigada Jovens de Artistas abraça luta contra Covid-19

“Juntos Vamos Vencer a Coronavírus” é a denominação do projecto de pintura de mural que a Brigada Jovens de Artistas Plásticos (BJAP), da União Nacional de Artistas Plásticos (UNAP), inaugurou, no município do Cazenga, em Luanda.

Para o coordenador da BJAP, Adão Mussungo, o projecto vai ser levado a todos os municípios de Luanda, com a finalidade de transmitir à sociedade mensagens sobre a educação e prevenção sobre a Covid-19, através da arte. Com este projecto, a BJAP pretende contribuir para a divulgação das medidas de prevenção sobre a pandemia que está a assolar o mundo.

Fonte: Jornal de Angola

Jul 07

Etona leva escultura aos municípios para ‘sondar’ opiniões e quebrar mitos

O pintor e escultor angolano Etona prevê realizar, a partir da segunda quinzena de Julho, uma série de exposições por quatro municípios da província de Luanda, com vista a aferir “o que resta da população rural em termos de sensibilidade artística” e, assim, “despertar” o Estado sobre a necessidade de municipalização das artes.

As amostras deverão realizar-se em praças transitórias. Por exemplo, no município de Cacuaco – a região em que se dará início ao «périplo» -, a exposição deverá decorrer nas imediações entre o conhecido «Tanque de água» e as pedonais.

Fonte: Portal de Angola

Jul 06

Astronomy Picture of the Day

2020 July 6

Discover the cosmos! Each day a different image or photograph of our fascinating universe is featured, along with a brief explanation written by a professional astronomer.

Source: NASA

Jul 03

Eduardo Vueza vence prémio de arte ecológica

Eduardo Vueza, com a peça “Do Lixo ao Luxo”, venceu a primeira edição do concurso “Don’t Waste, Create”, promovido pela empresa Angoalissar, que anualmente galardoa a melhor peça de arte ecológica produzida por criadores angolanos.
O júri atribuiu o prémio a esta obra pelo cumprimento dos objectivos do concurso em que o artista transformaria o que seria lixo numa obra de arte. Eduardo Vueza expressa na sua obra a paixão pela cidade de Luanda, retratando um dos cartões postais da cidade, que é a Marginal, utilizando materiais como restos de paletes de madeira, restos de telemóveis e estilhaços de vidros de carros.

O artista concorreu com uma peça do género instalação, em que recorreu a materiais totalmente reciclados, sobretudo os materiais electrónicos.

Eduardo da Cruz João Vueza, nascido em Luanda a 26 de Janeiro de 1979, é membro da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), com vários murais espalhados pelo país. Já participou em várias exposições colectivas e tem obras em colecções particulares em instituições e empresas no país e no estrangeiro. Participou na 9ª e 10ª edições do Coopearte, na extinta Galeria Celamar.

Fonte: Jornal de Angola

Jul 02

Ler Olhos nos Olhos

Trata-se de uma iniciativa cultural que chegará ao público, em direto, até 16 de dezembro, através de um conjunto de 22 conversas semanais, às quartas-feiras, às 21h30, no facebook do Município de Oeiras e da UCCLA.

O evento contará com a participação de um conjunto alargado de autores e pensadores lusófonos e hispânicos. Cada um dos convidados participará numa conversa por videoconferência, de um para um, com um moderador, sobre o seu percurso e o seu trabalho, com duração de cerca de uma hora, transmitida em direto e em simultâneo num conjunto alargado de páginas de Facebook, onde os vídeos das sessões permanecerão disponíveis após o evento, por período de tempo indeterminado.

João Tordo é o primeiro convidado do Ler Olhos nos Olhos. João Tordo nasceu em 1975. Publicou treze romances e recebeu vários prémios, entre eles o Prémio Literário José Saramago 2009, o prémio GQ e o Prémio Literário Europeu. Foi finalista de muitos outros prémios. Os seus livros estão publicados em vários países, incluindo França, Itália, Alemanha, Hungria, Espanha, Croácia, Sérvia, México, Argentina, Brasil, Uruguai ou Colômbia. Vive em Lisboa. Gosta de andar de bicicleta. O seu mais recente título é «Manual de Sobrevivência de um Escritor ou o Pouco que Sei sobre Aquilo que Faço».


O próximo convidado do Ler Olhos nos Olhos será Germano Almeida, dia 8 de julho.

Fonte: UCCLA

Artigos mais antigos «