Mai 20

Apresentação pública da estátua de Eduardo Lourenço por Leonel Moura


Eduardo Lourenço de Faria
(Professor e Filósofo)

Vai decorrer no dia 23 de maio, às 18 horas, a apresentação pública da estátua em bronze de Eduardo Lourenço, da autoria de Leonel Moura, nos jardins da sede da UCCLA.

Fonte: UCCLA

Mai 17

Lançamento da primeira pedra do Templo de Shiva


Mais de trinta anos depois da constituição da Associação de Solidariedade Social Templo de Shiva, foi agora lançada a primeira pedra para a construção do tão almejado Templo de Shiva, nas Torres da Belas Vista, em Santo António dos Cavaleiros.

Uma cerimónia religiosa de bênção da primeira pedra daquele que será o futuro Templo de Shiva, projetado pelo professor e arquiteto Troufa Real, que ofereceu o projeto, com a colaboração de um conjunto de outros técnicos que, graciosamente, se têm disponibilizado para colaborar na concretização deste templo Hindu no concelho de Loures.

Entre os inúmeros convidados para esta cerimónia esteve o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, que acompanhou o presidente da direção do Templo de Shiva, Kantilal Vallabdas, na colocação da primeira pedra, depois desta ter recebido a bênção de Mahadeva Shiva.

Fonte: Câmara Municipal de Loures

Mai 16

Obra poética de Agostinho Neto em mandarim lançada na China


A obra poética completa de António Agostinho Neto em mandarim foi apresentada na República Popular da China, durante a 8ª edição do Festival da Canção em Língua Portuguesa, organizado pela Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim.

Fonte: Portal de Angola

Mai 15

Lúcio Lara

Celebrando o 90º aniversário do nascimento de Lúcio Lara “Tchiweka” (9 de Abril de 1929 – 27 de Fevereiro de 2016), a Associação Tchiweka de Documentação (ATD) produziu um minidocumentário evocando momentos do percurso desta destacada figura da história de Angola: desde os tempos da infância e juventude aos da sua actuação política na Angola independente, passando por diversas etapas da luta de libertação nacional.

Mai 14

Cérebros e Robots

Cérebros e Robots
Fundação Gulbenkian
José Santos-Victor (IST, Portugal)
Leonel Moura (Artista, Portugal)

Os nossos cérebros coletivamente produziram a tecnologia que nos permite hoje em dia emular o seu funcionamento em sistemas artificiais.
Construímos robots que podem desempenhar funções até aqui exclusivamente desempenhadas por humanos.
Na quarta conferência dos “Diálogos do Cérebro” José Santos-Victor, investigador na área da robótica, e Leonel Moura, artista plástico que utiliza robots nas suas instalações, discutem as fronteiras entre cérebros e robots.

15 de maio
Quarta-feira
18:30 horas
Auditório 2

ENTRADA LIVRE

Site de Leonel Moura

Mai 13

Artes cénicas nacionais juntam os profissionais


As artes cénicas voltam a ganhar vida no palco do Camões – Centro Cultural Português, em Luanda, a partir da próxima semana, dias 14 e 15, com a realização de mais uma edição do projecto “Há teatro no Camões”, que junta vários profissionais do ramo, para analisar o actual estado desta expressão artística.

Fonte: Jornal de Angola

Mai 10

Apresentação de Condolências

A Fundação TR-Ukuma vem por este meio expressar as sinceras condolências à família enlutada e amigos.


Dumilde Rangel
Governador da Província de Benguela, Deputado da Assembleia Nacional pelo Grupo Parlamentar do MPLA, exerceu também os cargos de Ministro do Comércio e Governador da Huíla, Membro do Conselho Científico da Fundação Troufa Real-Ukuma

Mai 09

“Os Lyrikhus” actuam hoje no Memorial


No âmbito da programação do MAAN – Memorial Dr. António Agostinho, “Os Lyrikhus” realizam, hoje, às 19 horas, um concerto com os cantores líricos Bruno Neto (barítono), Gomes Domingos e Emanuel Mendes (tenores).
A formação do grupo surgiu, em 2009, depois de um convite da Embaixada de Angola, em Cuba, para uma apresentação nas celebrações do 11 de Novembro, Dia da Independência Nacional, enquanto estudantes do curso superior de Música, na Universidade das Artes, em Havana.

Fonte: Jornal de Angola

Mai 08

Museus do Futuro


Museus do Futuro

Leonel Moura integra o grupo de projeto nomeado pela Ministra da Cultura com a missão de “preparar a estratégia de adaptação dos museus às transformações presentes e futuras”.
O grupo é composto por representantes das áreas da Cultura, de vários Ministérios e outras entidades.
Leonel Moura, que é o único artista, foi indicado pelo Ministério da Defesa Nacional.

A evolução social, económica, cultural e, sobretudo, tecnológica, tem alterado o papel dos Museus e o perfil dos seus públicos. Entendidos como uma componente fundamental da formação dos cidadãos, os Museus debatem-se hoje com uma evidente dificuldade em acompanhar o apelo tecnológico, em particular junto das novas gerações. No tempo da Internet, da interatividade e da realidade aumentada o ambiente convencional do Museu vai-se tornando pouco apelativo para a maioria dos visitantes.
Acresce que para além da preservação e estudo do património ou manifestação das formas contemporâneas de expressão cultural, os Museus são hoje também um equipamento central na oferta turística. Exigindo, para além de outra dinâmica nos seus conteúdos, uma informação mais profissional, eventualmente agregada, acessibilidades, uma comunicação multilingue e uma programação ambiciosa.

Leonel Moura é, para além de um artista pioneiro na combinação da arte, ciência e tecnologia, organizador de vários eventos e exposições. Criou a Bienal da Utopia em Cascais (1995); concebeu e dirigiu o Pavilhão do Território (1998); organizou a primeira exposição, em Portugal e uma das primeiras no mundo, de Arte e Ciência na Cordoaria (2009); foi curador do Festival Geek-picnic em Moscovo e São Petersburgo (2017).
Na qualidade de Embaixador Europeu da Criatividade e Inovação (2009) participou em muitas reuniões em vários países europeus nas quais o impacto das novas tecnologias na cultura foi amplamente debatido.

Leonel Moura . a new kind of art

Artigos mais antigos «