Jul 29

Álvaro Macieira inaugura mostra de arte no Camões

O artista Álvaro Macieira inaugura amanhã, às 11h00, no Camões – Centro Cultural Português, em Luanda, a exposição individual de pintura “Sínteses – Um artista, múltiplas linguagens”.

Álvaro Macieira é jornalista, escritor, artista plástico e consultor cultural. Nasceu a 13 de Maio de 1958, em Sanza Pombo, na província do Uíge. Como jornalista, foi editor de Cultura na Agência Angola Press (Angop), onde começou em 1983, no Jornal de Angola e no Correio do Semana. Colaborou para a Rádio Nacional de Angola (RNA), Televisão Pública de Angola (TPA) e Tribuna Cultural da BBC de Londres, em Língua Portuguesa, a partir de Luanda.

Fonte: Jornal de Angola

Jul 28

Livro “Crónica de Uma Travessia” de Luís Cardoso

Um romance autobiográfico que acrescenta uma dimensão inédita ao combate pela liberdade de Timor é-nos dado a conhecer no livro “Crónica de Uma Travessia”, de Luís Cardoso. É um retrato do autor e de todos os timorenses que atravessaram um tempo difícil, desde os tempos do encantamento até aos dias da ira.

Biografia:
Luís Cardoso de Noronha
Luís Cardoso nasceu em Kailako, uma vila no interior de Timor que aparece por diversas vezes referenciada nos seus romances. É filho de um enfermeiro que prestou serviço em várias localidades de Timor, razão pela qual conhece e fala diversos idiomas timorenses. Estudou nos colégios missionários de Soibada e de Fuiloro e, posteriormente, no seminário dos jesuítas em Dare e no Liceu Dr. Francisco Machado em Díli. Licenciou-se em Silvicultura no Instituto Superior de Agronomia de Lisboa. Desempenhou as funções de Representante do Conselho Nacional da Resistência Maubere em Portugal. É autor dos romances: Crónica de Uma Travessia (1997), Olhos de Coruja Olhos de Gato Bravo (2002), A Última Morte do Coronel Santiago (2003), Requiem para o Navegador Solitário (2007) e O ano em que Pigafetta completou a circum-navegação (Sextante Editora, 2013).

Fonte: UCCLA

Jul 27

Importância turística e cultural do artesanato nacional

No quadro da valorização do artesanato e da implementação das linhas mestras da política cultural, o Estado angolano em parceria com entidades privadas, pode ressuscitar a tradição das feiras e promover a divulgação online da produção artesanal. A ideia é associar a valorização patrimonial ao entretenimento, promovendo os artesãos e a criação artística, num processo que poderá propiciar o desenvolvimento económico, no interior das comunidades.

Fonte: Jornal de Angola

Jul 24

Banda Movimento anima Sábado Show do Mês Live

A Banda Movimento tem presença confirmada sábado, às 16h00, no Show do Mês Live, da Nova Energia, a ser transmitido em directo na TPA 2 e TPA Internacional, assim como na página do Youtube deste projecto cultural, a partir do Complexo Hoteleiro da Endiama (CHE), no Miramar, em Luanda.

Nesta fase de confinamento social, a Nova Emergia já apresentou aos “showistas” os concertos temáticos Angola 70’S e Angola 80’S, Ary, Os Jovens do Prenda, Os Kiezos e Banda Maravilha. Desde terça-feira, os integrantes da Banda Movimento, designadamente Mister Kim, Massoxi Miguel Correia (percussão), Chico Madne (teclado), Nininho (teclado), Teddy Nsingui (viola solo), Romão Teixeira (bateria), Mias Galheta (baixo), Kintino (guitarra ritmo), Beth e Gigi (coros) ensaiam no estúdio da Brasom para aprimorarem alguns detalhes dos seus principais temas como: “Pelenguenha”, “N’gunlungo”, “Ta stalar”, “Josefa”, “Ta amarrado em Nome do Senhor”, assim como temas de Lourdes Van-Duném, Dominguinho, Artur Nunes, Avozinho e de artistas que fazem parte das suas actuações.

Fonte: Jornal de Angola

Jul 23

NASA’s ‘Robot Hotel’ Gets Its Occupants

Storage is just as important aboard the International Space Station as it is on Earth. While the space station is about the size of a football field, the living space inside is much smaller than that. Just as you wouldn’t store garden tools in a house when you could store them in a shed outside, astronauts now have a “housing unit” in which they can store tools for use on the exterior of the space station.

On Dec. 5, 2019, a protective storage unit for robotic tools called Robotic Tool Stowage (RiTS) was among the items launched to station as part of SpaceX’s 19th commercial resupply services mission for NASA. As part of a spacewalk on July 21, NASA astronauts Robert Behnken and Chris Cassidy installed the “robot hotel” where the tools are stored to the station’s Mobile Base System (MBS), where it will remain a permanent fixture. The MBS is a moveable platform that provides power to the external robots. This special location allows RiTS to traverse around the station alongside a robot that will use the tools it stores.

The Mobile Base System moves on the Mobile Transporter rail car along truss rails covering the length of the space station. It provides a movable platform for Canadarm2 and Dextre and can access any of eight worksites that feature power connections.

Source: NASA

Jul 22

Huambo Brigada Jovem a favor de um prémio anual

Os membros da Brigada Jovem de Literatura do Huambo pediram a institucionalização de um prémio anual de literatura, a nível local, para incentivar e promover o gosto pela literatura na província.

Fonte: Jornal de Angola

Jul 20

Obra de Aristóteles Kandimba: “O Livro dos Nomes de Angola”

Aristóteles Kandimba é um escritor e activista sócio-cultural que tem uma forte preocupação pela preservação dos valores endógenos angolanos.

Por dentro do livro
Na tradição bantu, quanto ao sistema de nomeação, tudo é levado em consideração. A ancestralidade, a majestade, destreza, ferocidade e astúcia dos animais, a beleza e encanto das flores, os poderes medicinais das raízes, folhas e frutos, o mistério e invencibilidade das chuvas, trovões e das águas do rio e do mar, os acontecimentos diários, que tanto demonstram uma filosofia africana rara/sem igual, o elogio à vida, à natureza e o misticismo, os cognomes e alcunhas de louvor e exaltação, que, no seu todo, são uma forma imponente e fascinante de poesia africana.

Fonte: Portal de Angola

Jul 17

Livro de Lopito Feijóo publicado em Portugal

“Desejos & Doutrinárias Marintimidades” é o título do novo livro do escritor Lopito Feijóo, que é apresentado ao público, sábado, às 16h30, na sede da Casa de Angola em Lisboa, Portugal.

Poeta e crítico literário, João André da Silva Feijó, de seu nome completo, nasceu em Malanje. Estudou Direito em Luanda, na Universidade Agostinho Neto (UAN) e é deputado (reformado) da Assembleia Nacional da República de Angola. Membro da União dos Escritores Angolanos (UEA) e um dos fundadores da Brigada Jovem de Literatura de Luanda, o escritor faz parte da Associação Portuguesa de Poetas e da Academia Angolana de Letras. Desde 2004 preside a Sociedade Angolana do Direito de Autor (SADIA). Com livros traduzidos para o francês, inglês e italiano, conseguiu, ao longo dos anos, ter textos publicados em diversos títulos em Angola, Portugal, França, Brasil, EUA, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Nigéria.

Fonte: Jornal de Angola

Jul 16

Filipe Mukenga recorda os Beatles em concerto

Filipe Mukenga será o primeiro homenageado do projecto cultural “Por Angola”, durante um espectáculo a ser realizado no domingo, a partir das 16h00, no pátio frontal ao Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda.
O espectáculo terá transmissão em directo na live streaming no facebbok e instagram do Caixa Angola e youtube do Memorial Dr. António Agostinho Neto.

Fonte: Jornal de Angola

Artigos mais antigos «