Jan 21

Governo da Lunda-Norte resgata hábitos cokwe

O Governo da Lunda-Norte, através do Gabinete Provincial da Cultura, vai reactivar, este ano, os txota (jangos) nas comunidades, locais onde os mais velhos podem transmitir conhecimentos sobre os costumes ancestrais aos jovens.

Fonte: Jornal de Angola

Jan 20

Galeria do Semba abre este mês no Centro Recreativo e Cultural Kilamba

A Galeria do Semba, espaço contíguo ao Centro Recreativo e Cultural Kilamba, pretende ilustrar a história do semba , enquanto género musical, através de um acervo iconográfico e sonoro, constituído por fonogramas, fotografias, capas de discos, cartas, instrumentos musicais de executantes referenciais e outros documentos autênticos, dispostos em ordem cronológica.

Fonte: Jornal de Angola

Jan 17

Apresentação de Condolências

A Fundação TR-Ukuma vem por este meio expressar as sinceras condolências à família enlutada e amigos.

Beto Van Dúnem, Ministro do Comércio do Governo do Presidente Agostinho Neto 28.07.1935 – 16.01.2020

Jan 16

Leonel Moura na China

A arte de base tecnológica chega a Pequim em força. O Museu UCCA apresenta, em fevereiro, uma ambiciosa exposição que reúne 30 artistas de todo o mundo, na sua maioria pioneiros deste novo tipo de arte.
Promovida pelo colecionador Guy Ullens, com curadoria de Jérôme Neutres, a exposição pretende afirmar a importância desta arte inovadora representativa do nosso tempo. O historial deste colecionador, cujo papel destacado na divulgação da arte contemporânea chinesa é sobejamente reconhecido, garante a projeção internacional deste seu novo entusiasmo.
A exposição intitula-se “Immaterial/Re-material: A brief History of Computing Art” num tributo à seminal exposição “Les Immatériaux” de Jean-François Lyotard realizada em 1985.
Leonel Moura apresenta uma enorme arena na qual um conjunto de novos robots, a que chamou NEO, realizarão pinturas em tempo real. Serão ainda expostas 6 obras de grande dimensão da coleção Ullens, produzidas entre 2004 e 2017.
Na ocasião é publicado um livro bilingue inglês/chinês sobre a sua Arte Robótica.

http://www.leonelmoura.com/

Jan 14

Tradição do povo Lunda em foco na Expo Dubai

A tradição do povo Lunda vai estar em grande evidência no pavilhão de Angola, na Expo Dubai, que se realiza de 20 de Outubro de 2020 a 10 de Abril de 2021, nos Emirados Árabes Unidos, fruto de um trabalho de recolha de dados e imagens do património histórico e cultural da região, realizado em 2019.

Fonte: Jornal de Angola

Jan 13

Exposição Ch ama

Inauguração da Exposição “Ch ama” de Filipa Oliveira Antunes

Jan 06

Magnitude histórica e simbólica do Dia da Cultura Nacional

O Dia da Cultura Nacional, que constitui uma data de elevado simbolismo histórico, dimensão política e impacto filosófico, pode ser motivo para um debate aberto e abrangente, sobre o estado actual da cultura nacional e sua integração no processo de reconstrução de Angola.

Fonte: Jornal de Angola

Jan 03

Museu de Antropologia atraiu visitantes

O Museu Nacional de Antropologia registou, em 2019, a visita de 16.434 pessoas, nacionais e estrangeiras, “número considerável” em relação a 2018, fruto da cooperação com instituições museológicas da Alemanha e França.

Fonte: Jornal de Angola

Jan 02

Instituto de São Paulo examina línguas africanas

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus São Miguel, apresentou uma proposta para a criação de um centro de estudo de línguas africanas, com maior ênfase para as faladas em Angola.

Fonte: Jornal de Angola

Artigos mais antigos «