Out 19

Lançamento do livro “O Que Falta” de Adolfo Maria na UCCLA


Lançamento do livro: 7 de Novembro, pelas 18h30 na UCCLA

 

Biografia de Adolfo Maria:  
 Adolfo Maria, nascido em Luanda, entregou-se desde a sua juventude à luta nacionalista para a independência do seu país. Participou no combate cultural (Sociedade Cultural de Angola, jornal Cultura e Cine Clube de Luanda), nos anos 1950; no combate político (no PCA e no MLNA), o que lhe valeu a prisão pela polícia política portuguesa, a PIDE, em 1959; e no combate armado (nas fileiras do MPLA) nos anos 60 e 70 do passado século.
Dentro da luta nacionalista, participou no combate pela democracia no seio do MPLA, em 1974, como membro da tendência Revolta Activa, o que originou um mandado de captura contra vários elementos dessa tendência, em Abril de 1976, cinco meses após a independência de Angola. Adolfo Maria escapou à rusga da polícia do regime, a DISA, e manteve-se escondido durante quase três anos, cessando a sua clandestinidade após o anúncio de amnistia pelo presidente da república; esteve ainda preso pela polícia política e, depois, foi expulso do país em 1979. Esse período que o autor viveu é descrito no seu livro ANGOLA, SONHO E PESADELO e a dramática vivência dessa clandestinidade é-nos transmitida na sua obra ANGOLA NO TEMPO DA DITADURA DEMOCRÁTICA REVOLUCIONÁRIA – POÉTICA DO AUTO-CÁRCERE.
No exílio, Adolfo Maria tem participado em colóquios, conferências, entrevistas e colaborado em publicações angolanas; é membro do painel do programa “Debate Africano” da RDP África. Além dos livros acima citados, publicou ANGOLA – CONTRIBUTOS À REFLEXÃO e os romances NAQUELE DIA NAQUELE CAZENGA e NA TERRA DOS TTR.
Fonte: UCCLA

Out 18

Colectiva “Mu Seke” patente no Memorial Agostinho Net


Desconstruir conceitos e reconstruir matéria é a mensagem transmitida na exposição colectiva “Mu Seke”, pelos artistas plásticos Mumpasi Meso e Ricardo Kapuka no Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda.

A mostra fica patente até ao dia 28 de Novembro, sob técnicas mistas, e inclui instalação, madeira, metal e tintas acrílicas sobre tela, num total de 24 obras.

Fonte: Portal de Angola

Out 16

Gilberto Leon . Eduardo Correia


“Gilberto Leon, Irmão Médico Cardiologista “Feiticeiro” salvador da vida do Man Zeca (TR) sentado na humilde cadeira do poder do “Mais Velho”e Man Edy Capitao Europa Comandante Eduardo Correia de todos os Mares Ar e Terra ambos membros do Conselho Científico da Fundação Troufa Real-Ukuma num fraternal almoço no Restaurante Embaixador da Amiga Fernanda.”,  Troufa Real Prof Arquitecto

Foto Anabela Chitas TR 30/08/2018

Out 15

UCCLA vai acolher aniversário da Liáfrica 27.10.2018


A UCCLA vai ser palco, no dia 27 de Outubro, das comemorações dos 25 anos de atividade da Liáfrica – Liga dos Africanos e Amigos de África.

Fonte: UCCLA

Out 12

“Team de sonho” realiza espectáculos em Maputo 26/27.10.2018

Fonte: Portal de Angola

Out 11

Primeiro desenho criado por robô vai a leilão, Leonel Moura


Primeiro desenho original
criado por um robô
vai a leilão na Cabral Moncada

No dia 10 de janeiro de 2002, pelas 12:15 horas, o artista Leonel Moura colocou um pincel, mergulhado em tinta azul, num braço robótico. O braço, comandado por um programa de Inteligência Artificial, desenhou autonomamente um conjunto de linhas numa composição abstrata. Nasceu o primeiro desenho original criado por um robô. Até então máquinas e robôs foram usados para reproduzir composições previamente programadas.

O desenho foi capa da revista do MIT “Artificial Life” em 2008, demonstrando o interesse do meio científico. Também a revista Flash Art, dedicada à arte contemporânea, o reproduziu na edição de setembro de 2017, num importante artigo dedicado à nova arte de base digital.

O debate sobre o papel da robótica e da Inteligência Artificial na sociedade humana, envolvendo praticamente todos os domínios, do trabalho à cultura, está na ordem do dia. A arte antecipa com frequência o futuro. Este pequeno desenho, realizado há quase duas décadas, é disso a demonstração.

A Cabral Moncada Leilões tem o prazer de o apresentar no próximo leilão.

O leilão realiza-se no próximo dia 29 de Outubro de 2018

 

Leonel Moura,  Autor do Logotipo da FTR-Ukuma, membro do Conselho Científico e Curador das Exposições da Fundação Troufa Real-Ukuma.

Out 10

André Rebouças: o primeiro Engenheiro negro

André Rebouças – engenheiro, inventor abolicionista e monarquista brasileiro.
(Cachoeira, 13.01.1838 – Funchal, 9.05.1898)

Fonte: IME Exército

Out 09

13° Fórum de Arquitectura realizado pela Universidade Lusíada, Angola

Out 08

13° Fórum de Arquitectura – Universidade Lusíada Angola, Luanda


Foto de conjunto com a Secretária de Estado para o Ordenamento do Território, Ângela Mingas com Alunos, Professores e Convidados que inclui TR Presidente da FTR-Ukuma no 13° Fórum de Arquitectura realizado pela Universidade Lusíada, Angola

Luanda, 05.10.2018

Artigos mais antigos «