Dez 13

Poesia de Neto declamada em Luanda

A poesia de Agostinho Neto será declamada, na quinta-feira, 14, para celebrar a Independência Nacional naquela que será a primeira sessão internacional em Luanda.
O evento, que está a ser promovido pela Fundação António Agostinho Neto (FAAN) em parceria com a União dos Escritores Angolanos (UEA), terá como convidados, o embaixador da Coreia do Sul em Angola, Kwang-Jin Choi, da argélia, Abdelhakim Mihoubi, bem como os adidos culturais das Embaixadas da Turquia, Eda Kalfa, e da Sérvia, Stefan Nikolic e outras missões diplomáticas.

Fonte: Jornal de Angola

Dez 11

Galeria why not Novo espaço mostra diversidade artística

Obras de Jonas Gruwa, Jay Cool e Rola Haidar estão patentes na Galeria Why Not, a nova proposta para os amantes das artes em Luanda. Está localizada na Rua da Liberdade Nº 217, município de Luanda, Bairro Vila Alice, e tem como missão não expor apenas obras de arte.
A Galeria Why Not promete ser um marco para o cenário artístico nacional, reunindo artistas consagrados, talentos emergentes e apreciadores das mais diversas expressões artísticas. Os curadores estão a preparar uma programação diversificada, incluindo exposições permanentes e temporárias, oficinas, palestras e eventos interactivos voltados para artistas e o público.

Fonte: Jornal de Angola

Dez 10

Obras de Beni Dya Mbaxi são expostas em Londres

O escritor angolano Beni Dya Mbaxi participou na primeira edição da “Feira literária Letras Lusas”, que se realizou no Centro Comunitário Português, em Londres, na Inglaterra.
Beni Dya Mbaxi representou Angola no evento e apresentou a sua mais recente obra literária “Katanha” e expôs os livros “A Última Masoxi” e “A Menina da Burca”, que já estão na Inglaterra desde 2020.
“A arte tem esse poder de juntar os que a amam de verdade. Cada evento literário há sempre alguma coisa para levar consigo, cada livro ali exposto é uma aprendizagem, é um mundo a ser apresentado na visão do autor. E como escritor tiro daqui boas lições. Uma feira internacional dá sempre uma outra inspiração ao escritor”, afirmou.

Fonte: Jornal de Angola

Dez 06

Estilo Kuduro é tema de exposição colectiva

Uma exposição colectiva de artes plásticas intitulada “Kuduro – A força que não depende da sorte” vai ser inaugurada, amanhã, às 18h00, no Salão Internacional de Exposição (SIEXPO), no Museu Nacional de História Natural, em Luanda.
O produtor do evento, Maia Tanner disse que vão participar na exposição, que congrega mais de 20 obras, entre instalações, pintura, fotografia, escultura e performance, um total de 11 artistas.
A exposição, que fica patente até 31 de Janeiro, é uma iniciativa da Ki-Kuia Kinaxixi Cultural, com a curadoria de Jamil “Parasol” Osmar, produção de Maia Tanner.
Nesta exposição os artistas vão examinar e apresentar as diferentes formas como o Kuduro se reflecte no dia-a-dia, com música, arquitectura, filosofia, moda, estado de ser e performance, com o objectivo de inspirar mudança e empoderamento, promovendo uma reflexão mais profunda e compreensão da pura essência da força do angolano.

Fonte: Jornal de Angola

Dez 04

II Festival Cultural de Cabo Verde

O Centro Interpretativo de Angra do Heroísmo será palco, nos dias 6 e 7 de dezembro, da 2.ª edição do Festival Cultural de Cabo Verde “Raízes e Ritmos”, um evento que celebra a herança cultural cabo-verdiana por meio da arte, música, gastronomia e literatura.

O festival é organizado pelo Consulado Honorário de Cabo Verde nos Açores e conta com o apoio da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e da UCCLA, entre outras entidades locais e internacionais.

Fonte: UCCLA

Dez 03

Igreja S. Francisco Xavier

Faz hoje 13 anos que foi inaugurada a Primeira Fase da Igreja de S Francisco Xavier no Restelo em Lisboa

Dez 02

Lançamento do livro “Olhares” na UCCLA

Vai ter lugar, no dia 5 de dezembro, às 18 horas, o lançamento do livro de poemas “Olhares” da autoria do Dr. Carlos Santa Rita, no auditório da UCCLA.

Com a chancela da Rosa de Porcelana Editora, a apresentação do livro será conduzida por Maria Cunha Bárrio Vieira e contará com a participação de Filomena Vicente, Maria Cristina Matos e Nivia Benrós Lima. Haverá um momento musical com Ana Azevedo, Armando Tito, Humberto Évora e João Mota.

O lançamento do livro terá transmissão, em direto, na página do Facebook da UCCLA através do link https://www.facebook.com/UniaodasCidadesCapitaisLinguaPortuguesa

Fonte: UCCLA

Nov 29

Obras de Pablo Picasso em exposição no Cuito

Um conjunto de 15 obras de arte do pintor Pablo Picasso estão expostas, até ao dia 16 de Dezembro, na Academia de Artes e Letras Water Cambodja, na cidade do Cuito, uma iniciativa da Empresa Nacional de Seguros de Angola, em parceria com a Fundação Universitária Ibero-Americana.
O programa da exposição inclui oficinas artísticas e visitas guiadas, destinadas a estudantes e apreciadores da arte, com o objectivo de aproximar o público local aos quadros, esboços e gravuras do pintor espanhol, que representam diferentes fases da sua carreira, desde o período azul até ao cubismo.
Pablo Picasso, foi um artista espanhol que viveu entre os anos 1881 a 1973. O artista foi amplamente reconhecido como um dos maiores e mais influentes artistas do Século XX.
Nascido em Málaga, no Reino de Espanha, Picasso foi um dos fundadores do movimento cubista, que transformou a arte moderna, ao desafiar as convenções tradicionais de perspectiva e representação.

Fonte: Jornal de Angola

Nov 28

Exposição “Monami” cria ponte cultural

A exposição “Monami”, do artista plástico angolano Alberto Funda, está patente na galeria de Artes Motiró, no Estado da Bahia, no Brasil, comportando 16 obras, que apresentam uma proposta inovadora e proporcionam um encontro entre diferentes formas de expressões artísticas e culturais.
Em “Monami”, inaugurada a 23 deste mês e que ficará aberta ao público até o dia 7 de Dezembro próximo, Alberto Funda encanta os visitantes ao propor um diálogo íntimo entre o espectador e o seu universo criativo.
“Mais do que uma mostra estética, a exposição celebra a arte como uma ponte cultural que une histórias e sensibilidades de diferentes origens”, defendeu o artista, que partilha a experiência na Comunidade de Teixeira de Freitas, na Bahia.
Composta por 16 obras vibrantes, “Monami” explora o poder e a essência da família africana. Desde o milagre da gestação até a conexão profunda entre pais e filhos, as pinturas são uma homenagem à maternidade e à paternidade.

Fonte: Jornal de Angola

Artigos mais antigos «