Mai 31

Ole homenageado pelo seu contributo ímpar ao desenvolvimento das artes no país

O contributo do artista António Ole, enquanto cineasta e artista plástico, foi destacado, na quarta-feira, em Luanda, durante uma homenagem realizada pela Galeria Ndongo 119 – Embaixada Criativa. O evento foi marcado pela exibição de dois filmes do artista, nomeadamente os documentários “O Ritmo do N’Gola Ritmos” e “Carnaval da Vitória”, seguido de uma conversa em torno da sua trajectória artística.

Tchissola Mosquito, responsável da Ndongo 119, salientou que António Ole merece ser homenageado em vida, pelo seu contributo para o desenvolvimento das artes angolanas. Por outro lado, sublinha a consistência do seu trabalho na internacionalização das tradições angolanas, espelhadas em várias das suas obras que marcam a vivência do povo angolano.

“António Ole deu um contributo ímpar para o desenvolvimento das artes plásticas angolanas, bem como para o cinema, porque muito dos artistas que hoje fazem cinema buscaram inspirações nas suas obras, resultado de 50 anos de carreira”, destacou.
A homenagem foi aberta com a exibição do filme “Carnaval da vitória”. Foi o primeiro carnaval da Angola independente, cuja memória para a História foi registada através do documentário feito por António Ole, em 1978.

Fonte: Jornal de Angola

Mai 30

Antonio Ole

Mai 29

Convite para a inauguração da “Estátua Heterodoxa” de Eduardo Lourenço por Leonel Moura

Terça-feira, 30 de Maio, 19:00 horas, no Parque Urbano Arq. Gonçalo Ribeiro Teles (junto ao Arco), Praça de Espanha, com a presença do artista e do Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas.

Mai 26

Artista Osvaldo Ferreira expõe obras em Lisboa

“Revivescência: Uma Jornada para o Presente” é o título de uma exposição individual do artista angolano Osvaldo Ferreira inaugurou na Galeria Eritage, em Lisboa, em parceria com a galeria de arte contemporânea THIS IS NOT A WHITE CUBE.
A mostra, que vai abrir a semana da arte na capital portuguesa, reúne 20 obras inéditas produzidas ao longo do último ano, propondo, através da pintura, a eclosão de um novo estatuto para a imagem da contemporaneidade relacional que se encena no espaço urbano da capital angolana, Luanda.
Biografia do autor

Em 2019, Osvaldo Ferreira foi um dos primeiros artistas no território angolano a completar o ensino superior em Artes Visuais (Instituto Superior de Artes -ISARTES). Desde 2020, é representado pela galeria de arte THIS IS NOT A WHITE CUBE, em Luanda, em Lisboa e internacionalmente. Como resultado desta parceria, a sua visibilidade tem vindo a crescer não só em África, mas mundialmente. Nomeadamente, o seu trabalho foi recentemente integrado em mais de 20 colecções por todo o mundo (Portugal, Angola, Reino Unido, Itália, Israel, Estados Unidos, Espanha, França, Roménia, Índia, entre outros), incluindo importantes fundações. Recebeu ainda uma das distinções mais relevantes no contexto das artes visuais em Angola – o Grande Prémio de Pintura ENSA Art 2020 – e realizou uma mostra individual, em 2021, numa das mais importantes salas de exposição de Luanda – a Galeria Banco Económico.

Fonte: Jornal de Angola

Mai 25

Dia da África: reflexões sobre a data!

No dia 25 de maio é comemorado o Dia da África. Foi nesta data, em 1963, que se criou a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano. Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 25 de maio como o Dia da África ou o Dia da Libertação da África. Em 2002 a OUA foi substituída pela União Africana, mas a celebração da data manteve-se. É neste dia que se recorda a luta pela independência do continente africano, contra a colonização europeia e contra o regime do Apartheid, assim como simboliza o desejo de um continente mais unido, organizado, desenvolvido e livre.

Clicar aqui: Dia da África: reflexões sobre a data! – Unijuí (unijui.edu.br)

Mai 24

REUNIÃO . MOZAICO

MOZAICO /Pregadores Dominicanos Reunião com o Administrador Adjunto da Área Tecnica (Ingombotas) Arquitecto José Bessa com Frei José Sebastião e Troufa Real

“A Reunião teve como objectivo dar conhecimento a Administração da Ingombota da Aprovação do Projecto de Arquitectura do Edifício “Mozaico”“pelo IPGUL (instituto do Planeamento e Gestão Urbana de Luanda )e assim recolher todas as informações necessárias para requerer todas as licenças necessárias para a obtenção do Alvará de Construção do referido Edifício destinado às Novas Instalações da Ordem dos Pregadores Dominicanos na Cidade de Luanda denominado “Mozaico”a primeira instituição Angolana Católica a assumir explicitamente a Promoção dos Direitos Humanos em Angola fundada em 1997 com o objectivo o respeito pela Dignidade Humana e Desenvolvimento da Sociedade Angolana. Trata-se de um Edifício de Autor Professor Arquitecto Troufa Real”, TR

Mai 23

Turismo Pré Histórico no Namibe. Uma potencial oferta local de impacto global.

Mai 22

Fundação Cuerama

Mai 19

Fundação Cuerama

Clicar aqui: https://www.facebook.com/watch/?v=535706044155374

Artigos mais antigos «