Jul 05

NAAP homenageia a artista plástica Helena Justino no Restaurante africano Casa Mocambo

O jornalista Rodrigues Vaz, com o apoio do NAAP, Núcleo de Artistas Angolanos em Portugal, promovem no próximo dia 8 de Julho uma homenagem à artista plástica Helena Justino, que naquele dia completaria 80 anos.
A homenagem realizar-se-á no restaurante africano Casa Mocambo, sita na Rua Vale de Santo António, 122 A, na zona de Santa Apolónia, naquele mesmo dia, com começo às 20 horas, com a inauguração de uma exposição de pintura de algumas das suas obras, a que se seguirá um jantar, que será abrilhantado com a participação dos artistas musicais angolanos Chalo Correia, Carlos Gonçakves, Paula Pakas e Kizua Gourgel.
Helena Justino nasceu no Porto em 1944 e faleceu em Lisboa em Maio de 2019. Era licenciada em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, e em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. Tendo passado a sua infância em Moçambique até aos 10 anos e depois em Angola – Dondo, Alto Hama e Luanda –

captou daquelas paragens um estilo de composição e sobretudo as cores vivas e fortes que fazem a peculiaridade da sua obra.
Realizou a sua primeira exposição individual no Museu de Luanda em 1963 e expôs regularmente desde 1985 em Portugal e Alemanha. De entre as exposições individuais por todo o país, destacam-se as que são resultado das suas ligações a Angola, onde trabalhou no Ministério da Habitação de 1978 a 1981, mas integrou igualmente inúmeras colectivas, inclusive no concelho de Cascais, onde expôs no Casino Estoril e no Hotel Albatroz, chegando à internacionalização com mostras em Santiago Compostela e outras localidades da Galiza, Nova Iorque e Madrid.
Da sua obra gráfica constam várias serigrafias, consagradas a temas variados e ilustrações de capas e interiores de livros. Está mencionada em dicionários de pintores e escultores portugueses e os seus trabalhos conheceram ampla divulgação, comentados na imprensa por nomes como Cruzeiro Seixas, Francisco Relógio, Rocha de Sousa e diversos poetas e escritores.

Para quem estiver interessado em participar deste evento, podem contatar, até sábado, dia 6, Rodrigues Vaz, tm 962469769, Sónia Oliveira, do NAAP, tm 916070362, ou Mafalda, da Casa Mocambo, tm 912509806.

Jul 05

Troufa Real . Mário Rui . Carlos Fernandes

Jul 05

Apresentação de Condolências

Mário Rui Silva
Músico
08.03.1952 – 04.07.2024

A Fundação Troufa Real-Ukuma na pessoa do seu Presidente Troufa Real, ao tomar conhecimento do falecimento de Mário Rui, apresenta as mais profundas condolências à família e a todos os amigos.

Jul 04

Os Estados Unidos de América 248 anos da sua independência

Jul 03

CONVITE Leonel Moura

Apresentação do livro INTELIGÊNCIA, que reúne 10 conversas entre um humano e uma máquina.
Previamente publicadas no Coffeepaste, ao longo de 10 meses, estas conversas abordam alguns dos temas mais relevantes do debate sobre Inteligência Artificial. A IA é mesmo inteligente? É criativa? Vai-se libertar da dependência humana? Vai-nos exterminar?

A apresentação é realizada pelo ChatGPT (voz TTS).
Leonel Moura e Pedro Mendes (Coffeepaste) estão presentes.

5 de julho, sexta-feira, 18:00 horas

Na Casa do Comum / Ler Devagar
Rua da Rosa, 285, 1200-385 Lisboa
Telefone: 21 325 9992

Jul 02

19ª. edição do FESTECA

A 19.ª edição do Festival Internacional de Teatro do Cazenga (FESTECA) arranca quinta-feira até ao dia 14 deste mês, no referido município, em Luanda.
Na cerimónia de abertura, a ser presidida por altos responsáveis do Ministério da Cultura, do Governo da Província de Luanda, será homenageado o Projecto ANGOSAT, que na ocasião exibirá a Opera HIP – HOP “As AVENTURAS DO ANGOSAT”, produção realizada pelo Anim’Art com apoio da União Europeia – EUNIC.

Fonte: Jornal de Angola

Jun 28

Festival de Música e Dança Ngeya abre hoje a noite

Mais de 20 mil watts de som foram montados no palco para a realização da segunda edição do Festival de Música e Dança Ngeya, que acontece hoje e amanhã, às 19h00, no Largo 1° de Maio, na cidade de Saurimo, capital da província da Lunda-Sul.
O palco terá uma cobertura total do recinto do espectáculo onde se espera para os dois dias perto de dez mil pessoas, segundo Ivo Machado, responsável da equipa de produção do festival.

Fonte: Jornal de Angola

Jun 27

Finalistas do “Letras Awards” são conhecidos a 12 de Julho

Escritora Mira Clock é uma das convidadas da gala © Fotografia por: DR

Os concorrentes finalistas para a gala da IV edição do concurso literário “Letras Awards” vão ser conhecidos no próximo dia 12 de Julho. A gala acontece no dia 27 do mesmo mês e, este ano, vai reunir as categorias de melhor “Escritor”, “Poesia”, “Editora”, “Influencer Literário”, “Movimento Literário”, “Palestrante” e “Livraria”.

Fonte: Jornal de Angola

Jun 26

Power2Build

Artigos mais antigos «