«

»

Out 11

Primeiro desenho criado por robô vai a leilão, Leonel Moura


Primeiro desenho original
criado por um robô
vai a leilão na Cabral Moncada

No dia 10 de janeiro de 2002, pelas 12:15 horas, o artista Leonel Moura colocou um pincel, mergulhado em tinta azul, num braço robótico. O braço, comandado por um programa de Inteligência Artificial, desenhou autonomamente um conjunto de linhas numa composição abstrata. Nasceu o primeiro desenho original criado por um robô. Até então máquinas e robôs foram usados para reproduzir composições previamente programadas.

O desenho foi capa da revista do MIT “Artificial Life” em 2008, demonstrando o interesse do meio científico. Também a revista Flash Art, dedicada à arte contemporânea, o reproduziu na edição de setembro de 2017, num importante artigo dedicado à nova arte de base digital.

O debate sobre o papel da robótica e da Inteligência Artificial na sociedade humana, envolvendo praticamente todos os domínios, do trabalho à cultura, está na ordem do dia. A arte antecipa com frequência o futuro. Este pequeno desenho, realizado há quase duas décadas, é disso a demonstração.

A Cabral Moncada Leilões tem o prazer de o apresentar no próximo leilão.

O leilão realiza-se no próximo dia 29 de Outubro de 2018

 

Leonel Moura,  Autor do Logotipo da FTR-Ukuma, membro do Conselho Científico e Curador das Exposições da Fundação Troufa Real-Ukuma.