«

»

Dez 12

Dia da Independência do Quénia 12.12.1963


No continente africano, mais especificamente na costa este, logo abaixo da linha do Equador, em uma área de 569.140 km2, encontra-se a República do Quénia, país soberano e independente desde 1963.

O Quénia faz fronteira com a Somália ao leste, Etiópia ao norte, Sudão do Sul ao noroeste, Uganda a oeste e Tanzânia ao Sul. Sua antiga capital, Mombasa, é um destino turístico famoso por conta de suas praias e beleza natural. Nairóbi, a capital desde 1905, com mais de 3 milhões de habitantes, é um dos 47 municípios que formam a República e as línguas oficiais são o onglês, o swahili e dialetos indígenas.

Domínio britânico e independência
Na Conferência de Berlim de 1885, onde se delimitaram as áreas de influência das potências européias, o Quênia foi entregue ao Reino Unido, que o confiou em regime de monopólio à Companhia Imperial da África Oriental Britânica. Em 1887 a companhia comercial assegurou o arrendamento da faixa costeira, cedida pelo sultão de Zanzibar.
Nas duas décadas que precederam a Segunda Guerra Mundial, os europeus monopolizaram as melhores terras cultiváveis, e teve início um confronto político entre britânicos e indianos, que se consideravam insuficientemente representados nos órgãos de governo da colônia. A Associação Central dos Kikuyu, fundada em 1921, também passou a exigir sua participação no poder. Em 1944, foi formada uma organização nacionalista, a União Africana do Quênia (KAU), que pregava a redistribuição da terra e tinha como líder Jomo Kenyatta. Em 1952, uma sociedade secreta kikuiu, ou Mau Mau, levantou-se contra o domínio colonial na denominada revolta dos Mau-Mau, que deu origem a uma longa guerra, que se prolongou até 1960. A KAU foi proscrita e Kenyatta, líder da rebelião, preso. A eleição de 1961 levou os dois partidos africanos, a União Nacional Africana do Quênia (KANU) e a União Democrática Africana do Quênia, a aliarem-se no governo.
Em dezembro de 1963, o Quênia tornou-se estado independente, membro da Commonwealth, e constituiu-se em república no ano seguinte, sob a presidência do carismático Kenyatta (KANU), o qual foi reeleito em 1969 e 1974.

Fonte: Monday Feelings / Wikipédia