«

»

Mai 08

Museus do Futuro


Museus do Futuro

Leonel Moura integra o grupo de projeto nomeado pela Ministra da Cultura com a missão de “preparar a estratégia de adaptação dos museus às transformações presentes e futuras”.
O grupo é composto por representantes das áreas da Cultura, de vários Ministérios e outras entidades.
Leonel Moura, que é o único artista, foi indicado pelo Ministério da Defesa Nacional.

A evolução social, económica, cultural e, sobretudo, tecnológica, tem alterado o papel dos Museus e o perfil dos seus públicos. Entendidos como uma componente fundamental da formação dos cidadãos, os Museus debatem-se hoje com uma evidente dificuldade em acompanhar o apelo tecnológico, em particular junto das novas gerações. No tempo da Internet, da interatividade e da realidade aumentada o ambiente convencional do Museu vai-se tornando pouco apelativo para a maioria dos visitantes.
Acresce que para além da preservação e estudo do património ou manifestação das formas contemporâneas de expressão cultural, os Museus são hoje também um equipamento central na oferta turística. Exigindo, para além de outra dinâmica nos seus conteúdos, uma informação mais profissional, eventualmente agregada, acessibilidades, uma comunicação multilingue e uma programação ambiciosa.

Leonel Moura é, para além de um artista pioneiro na combinação da arte, ciência e tecnologia, organizador de vários eventos e exposições. Criou a Bienal da Utopia em Cascais (1995); concebeu e dirigiu o Pavilhão do Território (1998); organizou a primeira exposição, em Portugal e uma das primeiras no mundo, de Arte e Ciência na Cordoaria (2009); foi curador do Festival Geek-picnic em Moscovo e São Petersburgo (2017).
Na qualidade de Embaixador Europeu da Criatividade e Inovação (2009) participou em muitas reuniões em vários países europeus nas quais o impacto das novas tecnologias na cultura foi amplamente debatido.

Leonel Moura . a new kind of art