«

»

Mar 05

Ngonguita Diogo em festival de poesia no Porto Rico

Ngonguita Diogo, escritora e poetisa angolana, foi convidada para participar no Festival Internacional de Poesia em Porto Rico, de 21 a 27 deste mês.

Ngonguita Diogo, pseudónimo literário de Etelvina da Conceição Alfredo Diogo, é natural do Cuanza-Norte. Tem sete livros publicados e um CD de poemas musicalizados. Foi a única representante do continente africano na VIII jornada internacional de mulheres escritoras em São José do Rio Preto, no Brasil, em 2015.
É membro da Academia de Letras do Brasil Diplomada Imortal em 2015; em 2016 foi diplomada ao “Grau Doutora em Filosofia Univérsica, Honoris Causa, CD 1 em Angola” pela mesma Academia; em 2017 ficou em segundo lugar no concurso de poesias – Elos Internacional com o poema “No Miradouro do Elos”.
Em 2018, a escritora recebeu o Título de Comendadora da Ordem dos Benfeitores Culturais da Humanidade e o Prémio Caneta de Ouro 2018, pela Federação Brasileira dos Académico das Ciências, Letras e Artes, bem como o Diploma de Mérito Cultural; é Membro da União dos Escritores Angolanos; da Liga Africana e do Movimento Lev’Arte Angola.

Fonte: Jornal de Angola