
041020, 2020, tinta permanente sobre tela, 300 x 480 cm
Leonel Moura na coleção Ullens
Guy e Myriam Ullens criaram uma coleção de Arte Digital que já se tornou uma referência no meio. Com cerca de uma centena de obras importantes, de pioneiros da década de 1960 a figuras emergentes, esta nova coleção conta com obras icónicas de fundadores do movimento da arte da computação, como Frieder Nake, Vera Molnar, Manfred Mohr e Harold Cohen; algumas obras-primas de artistas aclamados da cena da arte digital atual, como Riyoji Ikeda, John Gerrard, Leo Villareal, Miguel Chevalier e Leonel Moura; além de criações de novos protagonistas vindos de todo o mundo. Cerca de vinte nacionalidades estão representadas na coleção.
O Projeto da Fundação Ullens visa apoiar a produção de obras de artistas digitais e impulsionar a promoção de uma área das artes que ainda não é suficientemente reconhecida. Na era digital global, o computador tornou-se no principal meio artístico dos artistas mais criativos e inovadores do nosso tempo.
A coleção encontra-se atualmente no UCCA (Ullens Center for Contemporary Art) de Pequim, no âmbito da exposição “Imaterial / Rematerial: uma breve história da arte da computação”. Outras exposições estão em andamento.
Website da Fundação Ullens
https://ullens-foundation.com/major-digital-art-collection
com mais informação