«

»

Fev 24

Leonel Moura na Art Paris 2022

A Fundação Guy & Myriam Ullens apresenta em exclusividade na Art Paris 2022 duas performances artísticas integrando inteligência artificial ao processo de criação de obras. Leonel Moura (Portugal) e Michel Paysant (França) são dois artistas pioneiros da arte computacional, que desenvolveram as suas próprias ferramentas para criar novas formas e imaginações. As suas obras levam-nos ao cerne do processo de criação artística, num ecossistema íntimo e virtuoso: os artistas inventam uma expressão do circuito mais curto da experiência artística, o atelier torna-se também a sala de exposições, assim como o processo da obra se torna o trabalho em si.

Os cientistas demonstraram a correlação do desenvolvimento sustentável e da robótica, para um mundo industrial mais eco-responsável. Ao aplicar essas teses à criação artística, as instalações de Leonel Moura e Michel Paysant questionam o uso da robótica no nosso mundo atual e no futuro. Estas instalações robóticas também questionam a própria essência da obra de arte e a sua definição. Em 1956, Nicolas Schöffer, um visionário, dizia que no futuro “o papel do artista será o de criar a criação” e não apenas um objeto. As instalações de Leonel Moura e Michel Paysant oferecem-nos um espelho da criação artística, confrontando-nos com o mistério da produção da obra de arte.

Os desenvolvimentos mais recentes desses artistas, apoiados pela Fundação Guy & Myriam Ullens, serão apresentados, pela primeira vez na França, na Art Paris. Estiveram ambos presentes em 2021 no museu UCCA em Pequim, como parte da vasta exposição Imaterial/re-material, uma breve história da arte computacional. Guy e Myriam Ullens desenvolveram nos últimos anos uma das maiores coleções de arte digital e robótica.

Curador: Jérôme Neutres, curador-chefe da Fundação Guy & Myriam Ullens