O artista plástico Lino Damião inaugura hoje, às 18h30, no Espaço Espelho D’Água, em Lisboa, a exposição “De Lândana ao Virei”, que encerra o ciclo de cinco mostras apresentadas naquela galeria de arte.
Perfil do artista plástico
Lino Damião nasceu em Luanda em 1977 e trabalha sobretudo em pintura, fotografia e gravura. Encorajado pelo seu pai, começou muito cedo a desenhar e pintar, tendo recebido o seu primeiro prémio em 1989 – Prémio de Pintura na União Nacional de Artistas Plásticos. Concluiu dois cursos de Desenho e posteriormente, terminou o Curso de Artes Plásticas, no INFAC em Luanda.
Hoje vive e trabalha em Lisboa há mais de uma década, sem nunca deixar de visitar o seu país de origem. Tem participado em várias exposições individuais e colectivas de onde se destacam: “Projecto Luandando”, FAUL Lisboa, 2022; “Kubanga Kukatula”, Porto e Lisboa, 2021; “Muros Mentales”, Cidade do México, 2018; “Na Boca do Povo”, Espaço da Fundação PMLJ, 2012; “1ª Paragem: Lisboa”, 2012; Festival Literário “Rota das Letras” de Macau 2012; Feira de Arte Contemporânea de Lisboa, 2010; Trienal de Luanda, 2007; “I Bienal de Jovens Criadores da CPLP”, Cabo Verde, 1999, entre outras. As suas obras estão em colecções públicas e privadas em África, na Europa, Ásia, América do Sul e Estados Unidos.
Fonte: Jornal de Angola