«

»

Jun 29

Árvore apresenta três das primeiras obras feitas por robots autónomos por Leonel Moura

Árvore apresenta três das primeiras obras feitas por robots autónomos.

Realizadas em fevereiro de 2004 estas obras anunciam a emergência da Inteligência Artificial na arte, hoje bem visível nas novas aplicações como o ChatGPT ou as imagens geradas por texto.

Pioneiro da aplicação da robótica e da Inteligência Artificial na arte Leonel Moura tem apresentado a sua obra por todo o mundo. Recentemente, participou em exposições em Pequim e Paris, sendo um dos artistas convidados para inaugurar o novo Museu “Art Futures” que abrirá este Outono em Riyadh.

Nesta exposição, para além de esculturas de grande dimensão, realizadas em impressão 3D na Movecho, e enormes pinturas feitas em Pequim, da coleção da Fundação Ullens, será apresentado o novo robot, intitulado ARS, resultado de uma parceria entre o artista e o INESC-TEC do Porto.

Este robot, para além de mais robusto e inteligente do que os anteriores, tem ainda a particularidade de emitir para a Internet o que vê através de uma câmara vídeo. Deste modo, a evolução da pintura pode ser observada em qualquer parte do globo.

O novo robot ARS é apresentado na Árvore esta sexta-feira, pelas 17:00 horas.
Programa, sexta-feira, 30 de junho
15:00 horas – O fim da arte tal como a conhecemos? –  Apresentação por Leonel Moura
17:00 horas – Visita à exposição e apresentação do robot ARS