
A apresentação do documentário “Conjunto Dizu Dietu”, do realizador Miguel Castelo e produção executiva de Ilídio Brás, será apresentado, na tarde de sábado, no Prova D Arte Miramar, durante a emissão do programa “Viagens ao Passado”, da Rádio Luanda.
A proposta de músicas do antigamente foi fundamental para apresentação do documentário no espaço radiofónico conduzido por Afonso Quintas e Man Garras. São esperados como convidados alguns artistas e entusiastas da música do passado.
O realizador Miguel Castelo falou das motivações do projecto, destacando que “eu e o Ilídio crescemos juntos e temos uma longa amizade e na altura que ele criou o conjunto pediu-me para fazer algumas imagens. Depois eu vi que seria interessante registar os vários momentos e assim surgiu este documentário”.
O realizador assumiu que o amor pela cultura e promoção da música angolana determinou tudo, pois este não é o primeiro projecto cinematográfico de Miguel Castelo, tendo já produzido o documentário sobre a vida de Akwa. Tem ainda um dedicado aos “Caçulinhas da Bola”, as belezas naturais de Angola, com imagens de Cabinda e Huíla, dentre outros. Tem vários projectos engavetados por falta de apoios.
No projecto “Conjunto Dizu Dietu”, produzido em dois anos, encontramos depoimentos dos seus integrantes, artistas que partilharam o palco e amantes da cultura angolana.
Fonte: Jornal de Angola