«

»

Jan 25

Programa Eleitoral do ChatGPT . Leonel Moura

Na linha de outras experiências, um livro de cozinha, uma conversa com o Bard sobre vários temas, desta vez, pedi ao ChatGPT para escrever um Programa Eleitoral. Não dei orientações, nem alterei o texto. O resultado é surpreendente.
Pode dizer-se que, excetuando algumas medidas ousadas, estamos perante um Programa relativamente banal. Embora, não o são todos?
É, no entanto, muito bem feito, bem organizado, que aborda o essencial da ação política.
As propostas, de revisão integral do Sistema Eleitoral e do Sistema Judicial, são particularmente atuais. No campo financeiro, o imposto sobre robots, a Propriedade Coletiva de Empresas Estratégicas ou o Rendimento Mínimo Garantido, também para imigrantes, anuncia o que é inevitável. Para a imigração, entre outras medidas de integração, o ChatGPT propõe a concessão de direito de voto em eleições locais a residentes não-nacionais. E, no tema da Habitação, propõe a Regulação das Rendas entre outras medidas. Como não podia deixar de ser, o ChatGPT aborda também a questão da Inteligência Artificial.
Para além das alterações no mundo do trabalho e na criatividade, a IA vai ter um papel cada vez maior na organização social e política. Este Programa é demonstrativo dessa capacidade.

Leonel Moura

O Programa encontra-se aqui:
https://www.bebot.pt/bebot/index.php/programa-eleitoral-do-chatgpt/