«

»

Jul 19

Exposição “Eme Mátria” valoriza as origens da vida

Um total de 18 peças de arte estão patentes, desde terça-feira, no Camões – Centro Cultural Português, em Luanda, na exposição individual da artista Yola Balanga intitulada “Eme Mátria: Agora voltamos os nossos olhos à terra”.
egundo a artista, a exposição, que fica patente até 5 de Agosto, chama os apreciadores de arte para uma reflexão imaginária à volta da palavra Pátria, para depois sugerir uma alteração do termo para “Mátria”.
Yola Balanga afirmou que o conceito “Mátria” é uma palavra que transcende a Pátria e mergulha, profundamente, na importância do sentimento de pertença à terra de origem, e que a ele está ligado por vínculos afectivos, culturais, valores e história. “Também almejo fazer as pessoas reflectir, por exemplo, caso Angola fosse governada por mulheres, em que dimensão estaria o país”, explicou.
Yola Balanga, pseudónimo de Margarida Celestino Balanga, nasceu em 1994, em Luanda. Actualmente, vive e trabalha em Madrid, Espanha. Começou o contacto com a arte no teatro e na moda, e depois se licenciou em Artes Plásticas e Visuais, na Universidade de Luanda.

Fonte: Jornal de Angola