A artista plástica Wayame Naledy apresenta, sábado, no anfiteatro do Complexo Pedagógico da Universidade de Aveiro, em Portugal, a primeira exposição individual “Inzo iami”, que descreve o seu percurso como criadora.
A exposição, composta por dez quadros, estará patente num único dia, sendo que o quadro que dá título à mostra, que em português significa “Minha casa”, é uma das obras mais significativas para a artista, retratando a cultura angolana.
Segundo Wayame Naledy, que prepara para breve a realização de outra exposição em Portugal, o objectivo é dar destaque à sua carreira como artista plástica e desconstruir o conceito erróneo que alguns portugueses têm sobre a arte angolana.
“Será uma actividade cultural muito importante e necessária, com certeza a primeira de muitas” realçou a artista, acrescentando que “de certa maneira todas as obras são importantes e atraentes, porém terá uma especial, com o título da exposição, uma obra que fala sobre Angola, que mostra vários símbolos nacionais e a cultura de Angola”.
Quando pintou a obra “Inzo iami”, contou, foi num momento em que estava com muitas saudades de Angola, tendo reconhecido que foi nesta etapa que percebeu sobre a real importância da cultura angolana. “Por este motivo fiz este quadro, para me lembrar das minhas raízes e de onde venho”.
Fonte: Jornal de Angola