Capacidade de entusiasmar » FTR | UKUMA

«

»

Dez 23

Capacidade de entusiasmar

Quando o Troufa Real chegou a Luanda, recém-formado em Arquitectura, nos idos de 1967, cedo me dei conta de que a Câmara Municipal de Luanda tinha adquirido para os seus serviços um elemento inigualável para a intervenção na cidade.

Dinâmico como só ele, com a capacidade de entusiasmar os colaboradores que ainda agora lhe conhecemos, foi fácil, por isso, ter a minha colaboração profissional, pois como fotógrafo profissional complementava o seu trabalho.

Assim, fiz com ele muitas viagens de helicóptero para fotografar não só os musseques de Luanda mas também muitas outras terras de Angola, que ali havia (e ainda há, claro) muitas coisas para desbravar e ordenar.

Do convívio profissional foi também fácil passar ao convívio pessoal, pois ele, como homem de cultura e com preocupações sociais, foi sempre um homem de acesso fácil. Com ele, e outras pessoas (muitas e de variadas origens) ligadas à cultura e à cidade, passei muitas horas em amenos bate-papos no Café Zero, na marginal de Luanda, onde, entretanto, se tinha constituído uma tertúlia mais taxativa do que expressa.

É com muito contentamento que continuo a contar com a sua amizade e com a sua ajuda nos momentos mais problemáticos da minha vida.

                                                                        

Fernando Chaves
Fotógrafo. Ex-proprietário da Colorama