«

»

Jan 19

Cultura Lunda Cokwe inspira Fineza Teta

“O Caçador Ilunga” é o título da mais recente obra de pintura de acrílico sobre tela da artis-ta Fisty (Fineza) Teta, com a dimensão de 1.50 metros por 1.20 metros.
De acordo com a artista, “esta estatueta é símbolo de amor e resistência… A tradição oral dos Cokwe diz-nos que o velho Konde, soberano dos Lunda, na época fixados entre o Ka-lanyi e seu afluente Kasidishi, dentre os seus três filhos: Lweji, Cinyama e Cinguli, escolheu Lweji, a sua filha, para dar continuidade aos desígnios sócio-políticos da região”.

Conclui: “Com a morte de Konde, Lweji ascende ao poder, porém apaixona-se e casa-se com Cibinda Ilunga, caçador de grande mestria, filho mais novo do Soba, Luba, Kalala Ilunga. Esta união trouxe ao reino Lunda novas técnicas de caça, o que fez de Ilunga um jovem admirável à civilização Lunda”.

Fineza Teta nasceu a 26 de Dezembro de 1977 e é um dos rostos femininos mais conhecidos nas artes plásticas contemporâneas em Angola. Começou a criar alicerces no mundo das artes, no Instituto Nacional de Formação Artística e Cultural (INFAC), actualmente Escola Nacional de Artes Plásticas, onde fez a formação.
Em 2014, Fineza Teta participa pela terceira vez no prémio Ensa-Arte, onde foi a primeira mulher a vencer o Grande Prémio de Pintura, com a obra “Inquietação”. A sua obra “Vitória é Certa” está patente na exposição de escultura em prata, no Museu da Moeda, em Luanda, em homenagem aos 40 anos da Independência de Angola.

Fonte: Jornal de Angola